sábado, 30 de outubro de 2010

Dicas para ir bem e como colar no vestibular e no ENEM

 Aaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeewwwwwwww cambaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadaaaaa!!!

Pois bem, aproveitando a proximidade do ENEM e de vários dos vestibulares resolvi fazer um "manual" com dicas para o troço e (claro) com algumas maneiras para colar. Há pouco mais de 1 ano atrás fiz um post de como colar numa prova e se você vai ler este post, sugiro que leia o post do link antes.

Esse post aqui será mais curto (ou não...) do que o outro e também será voltado unicamente para vestibulares, que são provas grandes e importantes (novamente, ou não), os métodos de cola aqui usados são muito mais... profissionais, por assim dizer: o oposto do post do link, que é totalmente virado para provas "comuns". Portanto, se você quer dicas para ir bem ou manuais de como colar no vestibular, parabéns, você está no lugar certo.

Simbora!!!


ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é um vestibular geral: serve para ingressar na maioria das faculdades e universidades públicas e em muitas das faculdades e universidades particulares (mas aí fica à critério de cada uma escolher se vai usar ou não o ENEM). Foi criado em 1998 com a intenção de arrecadar mais para o governo.

O ENEM este ano será dia 6 e dia 7 de Novembro começando às 13 horas (portanto, à uma da tarde segundo o horário de Brasília) e terminando às 17:30 no dia 6 e às 18:30 no dia 7. Aqui tem a lista das cidades onde haverão as provas do ENEM. Você tem que levar a carteira de identidade, a confirmação de inscrição e caneta preta. A lista de restrições é bem legal, olha só:

Durante a realização da prova não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Também não serão fornecidas informações referentes ao conteúdo das provas, por qualquer membro da equipe de aplicação do exame.

  Aqui tem tudo o que cai na prova. São quatro provas com 45 questões cada (180 questões) e a redação.

Prova 1: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.
Prova 2: Matemática
Prova 3: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Prova 4: Química, Física e Biologia

E você tem que ficar pelo 2 horas na sala da prova.


Vestibular

Vestibular é basicamente a mesma coisa que o ENEM: uma (ou mais) prova grande e chata que vai testar seus conhecimentos para saber se você está apto à ingressar em uma determinada faculdade.

As universidades tem diferentes vestibulares: cada uma faz o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e obviamente cobra por isso, como taxas variando de 70 até 120 reais normalmente. As datas também variam de universidade para universidade, bem como a quantidade e a dificuldade das questões. Na forma mais simples possível: você paga para passar algumas horas da sua vida fazendo uma prova chata.


As variáveis

Durante o ENEM ou um vestibular você lida com 3 variantes, então, vamos por partes:


Você

A primeira (e mais importante) variável é você: sua capacidade, seu conhecimento, sua habilidade e, acima de tudo, sua coragem. Muitas coisas podem te foder na hora de um vestibular, mas só você pode foder com você mesmo de forma bem fodida.


O Examinador

Esta se relaciona com as habilidades, a capacidade e o conhecimento do (ou "dos) examinador que estará lhe aplicando o vestibular. A diferença é que as sub-variações do examinador contam com as variáveis "o quanto estou ganhando para isso" e "o quanto ligo caso alguém cole".


Outras pessoas que estão fazendo a prova

A última variável são as pessoas que estão ao seu lado, fazendo a prova também. Todo mundo vai para uma prova de vestibular pronto para apontar para alguém e dizer "TÁ COLANDO!!!!", é um fato. Portanto não queira pegar cola com quem está do seu lado, afinal, foder a vida das outras pessoas é divertido, ainda mais quando você pode tirar um concorrente da jogada.



Dicas

Aqui é a parte menos... pilantra do post. Na verdade, a primeira e mais importante dica é manter a calma: equação exponencial nenhuma se resolve quando você está batendo a caneta na prova. A seguir vocês terão uma pequena lista de dicas úteis e inúteis para ir bem (ou menos pior) no vestibular e no ENEM, então anotem (ou imprimam, o que é mais fácil) e colem no caderno.

1 - Leve mais de uma caneta

Mesmo canetas boas podem falhar, então é sempre melhor garantir. Se as duas canetas falharem toca o foda-se e desiste da prova.


2 - Rabisque o quanto quiser

Pode escrever e fazer contas à vontade na folha da prova, só tome cuidado com o que você desenha.


3 - Estudar demais é ruim

Não fique se matando de estudar: o descanço é tão importante quanto o estudo.


4 - Não faça revisão de última hora

Só vai te confundir e te fazer perder tempo.


5 - Confiança

Sua confiança pode ser tanto de que você vai passar quando de que você não vai passar, desde que seja inabalável.


6 - Faça resumos das matérias

Resumos MESMO, coisas de 1 PÁGINA (folha seriam os dois lados, página é um lado só) para cada matéria.


7 - A ordem não importa

Não se preocupe em fazer antes o que você sabe mais a única verdade é que você vai começar a chutar depois de 4 horas de prova, não importa a matéria.


8 - Não se preocupe com o tempo

As pessoas ligam demais para o tempo, fazendo cálculos de quantos minutos tem para cada questão: tudo idiotice. Basta não ficar viajando durante a prova que você a cumpre antes do horário de entrega.


9 - Concentração demais também é ruim

Saca aquela história de aquecer demais o motor até o ponto dele fundir? Pois é.


10 - Não pare numa questão

Não fique perdendo tempo, passe para a próxima, no final você tenta fazer as que não conseguiu.


11 - Chute

Chutar a resposta pode ser muito útil


12 - Pinte mais de um quadrado

Na dúvida, assinale todas as alternativas: não tem como errar.


13 - Cheque contas e resultados

Refaça suas contas e confira as respostas que você colocou.


14 - Não use lápis e depois caneta

É perda de tempo (e idiotice) escrever primeiro a lápis para passar tudo a caneta depois. (Teria crase nesses "a"?)


15 - Melhor uma possibilidade idiota do que o chute

Já resolvi questões usando a fórmula da relatividade de Einstein e garanto: não importa o quão estranho pareça, melhor tentar a possibilidade do que chutar ou não fazer.


16 - Se for chutar, faça isso da forma correta

"Minha mãe mandou" ou "uni duni tê" (ou seja lá como se escreve isso).


17 - NÃO ENTRE EM PÂNICO

Ok?



Como colar

Lá no post de como colar nas provas falei dos métodos de usar o relógio, boné e pegar o material: esqueça eles. Nenhum tipo de cola "bobinho" tem sucesso num vestibular ou no ENEM (E se tiver, creio que você está entrando em uma faculdade, no mínimo, suspeita). O que vocês estão prestes a ver aqui são métodos extremamente eficazes, porém altamente perigosos. Não tentem a não ser que seja a última opção.

Daquele primeiro post, apenas os métodos Olhão (MUITO arriscado), Pela janela (só funciona se você estiver do lado da janela, de preferência no final da sala), em alguma peça de roupa (escolha bem onde vai colocar a cola) e Walkie Talkie/rádio (esse dá certo sempre, basta saber usar...) funcionam. O suborno e o sexo também, mas isso você teria de fazer antes da prova e não durante ela. Bem, vamos aos métodos:


1 - Guardar a cola em locais escondidos

Esse é bem parecido com o método de guardar na barra da blusa, mas tem que ser em outros lugares: nada de mangas, barras e bolsos. Aliás, é melhor não colocar nos antebraços, nem do joelhos para baixo, além de nada muito próximo ao pescoço.

1º - Faça a cola
2º - Escolha o lugar e cole usando fita adesiva, durex ou sejá lá como você quiser guardar o troço
3º - Cole

Dica: certifique-se antes de que o lugar que você escolheu é de "fácil acesso", além de ter certeza de que você não precisa se mexer muito para pegar a cola.


2 - Código Morse

Pode parecer idiota, mas numa sala cheio de nerds, malucos e demais pessoas "com prováveis intenções sociopatas", o esquema pode funcionar. O Código Morse é a junção de traços e pontos, com intervalos de tempos para formar palavras (e consequentemente frases).

1º - Saiba o código de cabeça, não espere ser pego com um papel igual ao da foto
2º - Inicie a comunicação
3º - Pegue e/ou passe as respostas (normalmente você usará mais os números)

Dica: seja rápido e não faça barulhos muito altos... chama um pouco de atenção, sabe?


3 - A Técnina da Cortina

Essa precisa de preparação prévia, um contato "de dentro" e sorte.

1º - Faça sua cola
2º - Consiga a ajuda de alguém que trabalha no local onde será sua prova: zeladores, faxineiras e até mesmo professores, desde que seja de confiança
3º - Garanta que a sala tem cortinas
4º - Passe sua cola para seu contato e diga para ele colocar na cortina, perto das bordas, onde a luz não irá delatar que tem algo alí.
5º - Olhe sua cola (com MUITO cuidado)

Dica: faça o possível para se sentar perto de onde a cola foi colocada, o que inclui saber os números dos inscritos que farão prova com você, bem como o número de pessoas que estarão na sala durante a prova.


4 - Seja Ninja

1º - Ser ninja já implica em saber colar


5 - Esconder na caneta

Não é como você está pensando. Alguns vestibulares pedem canetas que sejam transparentes, para não esconder a cola naquele velho esquema de colocar o papel no "corpo" da mesma, portanto, usaremos aqui uma caneta transparente, mas que tenha uma borracha (ou plástico) na parte em que você segura.

1º - Faça sua cola (ela tem de ser pequena)
2º - Tire a borracha da caneta
3º - Enrole a cola na parte que fica abaixo da borracha
4º - Coloque a borracha por cima (tomando cuidado para que a cola não "deforme" a borracha)

 Dica: a Pilot Super Grip (a da foto) é uma boa escolha, uma vez que mesmo que você desmonte a caneta, a borracha continua no "corpo" dela. E não, não estou sendo pago para dizer isso.


6 - Tinta invisível

Há por aí canetas que usam "tinta invisível". Após a escrita, a tinta torna-se transparente e sob a aplicação de luz negra, torna-se visível novamente... é o efeito especial que os caras do CSI usam para fazer de conta que é sangue.

1º - Arranje uma caneta dessas e uma caneta normal
2º - Escreva a cola por sua roupa, braços e mais onde você quiser
3º - Se te perguntarem sobre sua caneta, mostre apenas a caneta normal
4º - Durante a prova, use a luz negra (normalmente ela vez na caneta) para ver a sua cola

 Dica: não seja idiota, não fique apontando a luz para a cara de alguém.


7 - Por tatuagem

Já ouviu falar em henna?

1º - Crie um código que você entenda (ou use um outro qualquer)
2º - Faça uma tatuagem de henna da cola (de preferência em partes do corpo que as pessoas tatuam de verdade)
3º - Confira as respostas

 Dica: preparação total para essa ein: raspar os pelos do local, tomar cuidado para não borrar o negócio, e escrever a cola de forma "personalizada", nada de usar Comic Sans.




Minha conclusão

Vestibulares e o ENEM são importantes sim, mas são supervalorizados, não só por professores, mas também pelos alunos. Passar ou não num vestibular não é o fim do mundo, de fato, pode ser bem melhor para você do que entrar numa faculdade logo de cara: te dá a possibilidade de se preparar melhor, rever suas escolhas e zuar amigos que estão se matando de estudar.

No final das contas, o melhor conselho é realmente "vai na fé", não hesite. Sei que pode parecer estranho, mas (quase) tudo que é demais faz mal, e estudar não é diferente: uma sobrecarga de informações é tão ruim quanto um tubarão mordendo sua perna. Seu corpo e sua mente precisam de descanço para que você aprenda de forma eficiente.

Lá no outro post, falei que o melhor é não colar, e matenho isso: se você sabe a matéria, colar só por colar é burrice. Ainda sim, a principal regra na arte ninja de colar é: cole de quem quer passar cola. Baterei nessa tecla até o fim do mundo.

Escrevi o outro post quando vazou o gabarito do ENEM e quando eu estava mudando o layout do blog... é sempre interessante relembrar essas coisas... bem, tudo que posso fazer é desejar à vocês uma boa sorte nos vestibulares e no ENEM (que, só para constar, é uma perda de tempo).

See ya!
Related Posts with Thumbnails

0 comentários: Aquela ,Ein ,Ein!, Eu, blog ,opinião ,internet, 1 ,2 ,3 ,4 ,5 ,6 ,7 ,8 ,9 ,0 ,top ,x ,coisas ,vê ,isso ,links ,semana ,post , contos ,de ,duendes ,até ,quando ,acordes , aviso ,acorde ,vícios ,matinais ,porquês ,e ,afins ,vida

Postar um comentário