segunda-feira, 28 de março de 2011

Vícios Matinais: Clássicos Disney

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaeeeeeewwww cambaaaaaaaaaaaaadddddaaaaaaaa!!!!!!

Pois bem, o post não saiu ontem porque tive de fazer outros dois posts e fiquei com preguiça... e sim, eu sei que eu sou uma vergonha para a sociedade. Mas enfim, que eu me lembre não há nenhum recado para hoje... sei lá, meio estranho isso... mas fazer o que?

Simbora!


Não tão breve história da Disney

Já falei um pouco sobre os parques da Disney aqui (O maior posts do blog é também o mais lido... definitivamente não entendo vocês, caros leitores imaginários), mas hoje é outra história. Acho.

Desde que a Disney Brothers Studio foi fundada (lá em 1923) a ênfase sempre foi (e nunca deverei ter deixado de ser) os desenhos, as animações em 2D. O primeiro personagem famoso foi o Oswald (do Oswald the Lucky Rabbit), em 1927. No ano seguinte veio o Mickey, depois vieram o Pluto (em 1930), Pateta (1932), Donald (1934) e finalmente veio a fama, a fortuna e a glória: Branca de Neve e os Sete Anões, lançado em 1937.

Mesmo depois da morte de Walt (em 1966), a Walt Disney Productions continuou no ramo dos desenhos, até 1982, quando Tron foi lançado. Em 1984 a coisa começa a desendar: Michael Eisner assumiu a presidência e no mesmo ano veio Splash, uma Sereia em Minha Vida (aquela porra com o Tom Hanks e a - na época - gostosa Daryl Hannah). Mas obviamente Eisner não fez só besteira: ele continuou a saga dos desenhos , aumentou a produção dos filmes "live action" e abriu espaço para as animações em 3D.

Foi durante a estadia de Eisner (de 1984 a 2005) que surgiram coisas como Duck Tales, Pinóquio, Uma Cilada para Roger Rabbit, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Aladdin, Os Super Patos, Toy Story 1 e 2, Hércules, Tarzan, Monstros S.A., Mulan, Vida de Inseto, Procurando Nemo, Os Incríveis, O Corcunda de Notre Dame e, claro, os três Rei Leão. Seguinte: todos desta listá aí são fodas, mas O Rei Leão (o 1) é o melhor, afinal, TODO MUNDO conhece ISSO:


Porra, se você nunca ouviu isso você NÃO TEVE INFÂNCIA.

Cabe uma nota aqui: não importa o que te digam, a dublagem original é sempre a melhor. De uns tempos para cá (já chego nisso) a Disney deu para fazer novas versões dos clássicos, com novas dublagens e tal. Em resumo: são todas uma merda. A do Rei Leão foi refeita em 2003 (PORRA EISNER!) e é uma bosta, igualmente à da Pequena Sereia (que tem 2 versões além da original) e vários outros desenhos da Disney (os quais eu felizmente nunca vi, portanto não sei exatamente quais são).

Foi em 2005 que tudo desendou de vez: Eisner saiu da Disney e entra Robert A. Iger. Para vocês terem ideia da bomba que esse filho da puta é, foi só ele entrar que Chicken Little foi lançado. É. E foi no ano seguinte que dei adeus à Disney: lançamento de High School Musical.

Daí para frente todos sabemos o resultado: séries toscas para adolescentes, filmes idiotas sobre bandas, gente pagando de virgem, música horrível atrás de música ruim e toda essa porcaria que existe no Disney Channel e no Disney XD. Nota rápida aqui: PORRA FOX, TINHA MESMO QUE VENDER A FOX KIDS CARALHO?!

Desde de 2006 é um martírio ligar a TV e ver coisas como Os Feiticeiros de Waverly Place, Sunny entre Estrelas, Zack e Cody: Gêmeos a Bordo, Jonas L.A., Hannah Montana Forever (que felizmente acabou - mas que os FDPs brasileiros não cansam de reprisar), Peter Punk (se você for realmente punk - e souber ler - por favor, vá lá matar esse filho da puta), Uma Banda lá em Casa (me dói só de lembrar dessa, sério), Zeke e Luther, Kick Buttowski, Meu Amigo é um Gigante, Dinossauro Rei, Clube dos Caça-Monstros e Aaron Stone.

Tá certo que antes tínhamos coisas como As Visões da Raven e Lizzie McGuire, mas ao menos tínhamos coisas boas: Kim Possible, Sinistro, Hora do Recreio, Lilo & Stitch: A Série, Músculo Total (que era tosco pra caralho, mas era foda), Digimon (o 1, o resto é lixo) e O Colégio do Buraco Negro. Atualmente contamos apenas com Kid vs. Cat (que é bom, mas cansativo... não se fazem mais desenhos de perseguição como antigamente) e Phineas e Ferb.

 Phineas e Ferb merece um parágrafo à parte. Os criadores Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh merecem cortejos à la casamento indiano. O desenho é bem feito, criativo, inteligente e é o único que me lembro que tem as músicas bem traduzidas e cantadas (tirando os longa metragens). Com toda a sinceridade do mundo, Phineas e Ferb e Bob Esponja são as únicas coisas que me fazem assistir desenho hoje em dia.

Felizmente, enquanto os desenhos e as séries ficavam uma merda, a animação em 3D só melhorou (mas só porque quem manda nessa área não é o Iger): a Pixar é foda. Não tenho preferências entre ela e a Dreamworks, ambas são incrivelmente boas no que fazem, mas a Pixar merece palmas a cada filme, enquanto a Dreamworks escorrega às vezes (Sim, Shrek 3, é de você que estou falando). Toy Story 3, Up - Altas Aventuras, Ratatouille e Carros, num período de 4 anos.

Não sei quais os projetos da Disney a partir deste ano, mas não tenho esperança, principalmente quando a Disney detém os direitos de produção disso. Mas é esperar para ver... se a Pixar continuar como está (ou melhorar, é claro) e não foderem com Phineas e Ferb, ainda haverá esperança.


Walt Disney Classics

Não sei vocês, mas tive a chance de assistir quase todas as animações em 2D da Disney, a maioria delas na versão original (algo que, considerando quando foram comprados, é quase um milagre), então digo, com certo orgulho até, que cresci assistindo à esses desenhos... não se fazem mais infâncias como antigamente.

Os "Walt Disney Clássicos" são uma lista de 20 longas metragens em 2D. Aqui no Brasil, a lista de filmes que levam o "Clássicos" no nome é bem maior: são 52 animações que vocês podem ver (digo, a lista, não os filmes) aqui. Não tenho todos (e me recuso terminantemente a comprar as novas versões), mas vamos às que estão, literalmente, à 2 metros de mim neste momento:


Mogli - O menino lobo (The Jungle Book)

Filme foda. Já assisti muitas e muitas vezes... é um dos poucos que não enjoam, até porque os personagens são realmente legais (menos o Mogli e a garota por quem ele se apaixona, que são dois pés no saco). Faz vários anos que não assisto, tinha até me esquecido do estado da caixa do VHS... e não lembro o nome da cobra (essa da foto mesmo)... ela é o personagem mais divertido, mas prefiro o Baguera, afinal, pantereas negras são fodas pra caralho.

Nota: 8


A Bela Adormecida (Sleeping Beauty)

Eis as três melhores personagens do filme... aliás, a melhor cena é delas, no começo do filme. O resto é bem clichê e tal, com aquela velha história que todos conhecemos, mas tem UM DRAGÃO!!! Qualquer coisa que tenha um dragão fica, imediatamente, mais foda!

Nota: 7


As Peripécias do Ratinho Detetive (The Great Mouse Detective)

Nem é a melhor personagem do filme só coloquei porque... é que... deixa pra lá.

Mais uma obra baseada em Sherlock Holmes e nem é tão criativa... sem falar na Olívia, a garotinha chata que só atrapalha as coisas, mas ainda sim é divertido ver as cenas de "ação" (menos a do final que é sem graça) e todas as cenas que tem o morcego (que eu também não lembro o nome e é o personagem mais legal) e a rainha da Inglaterra.

Nota: 7


O Cão e a Raposa (The Fox and the Hound)

Esse filme é foda: personagens legais, bem feitos e adoráveis, uma história foda pra caralho e o melhor de tudo: os personagens principais não deixam nada devendo para a lagartinha e para os pássaros (mas que ainda são os melhores do filme). Um dos melhores filmes da Disney, com absoluta certeza.

Nota: 10


Peter Pan

Nossa... perdi MUITAS horas da minha vida assistindo isso: era, literalmente, toda noite, quando mais, duas vezes no mesmo dia. A história é boa, mas definitivamente a graça do filme é o sujeito acima, o Capitão Gancho e o crocodilo Tic Tac (é, eu sei)... e, claro, o Sr. Smee... bons tempos.

Cabe aqui uma pequena nota: "Tinker Bell" É O CARALHO, O NOME SININHO PORRA!!! E só mais uma coisa: Wendy, todos te odiamos.

Nota: 9 (Porque eu já enjoei)


Cinderela

Novamente um que só se salva pelos personagens secundários (e nesse há muitos): os ratinhos, o gato, o cachorroa, as irmãs mal amadas, a Fada Madrinha e o cara com o monoclo... pensando bem, a Cinderela é bem mala... sem falar que sapatos de cristal deve dar chulé.

Nota: 7


Dumbo

Dumbo é mais um exemplo de filme em que os personagens secundários são mais legais que os personagens principais, mas o destaque aqui não são os personagens, mas as cenas com música e as próprias músicas. Porra, Dumbo definitivamente é o melhor não-musical que eu já assisti e bem... isso já diz tudo.

Nota: 9


A Dama e o Vagabundo (Lady and the Tramp)

Cena mais do que clássica... surgiu nesse filme mesmo ou foi homenagem para algum outro?

É um filme divertido e... equilibrado, não há grandes destaques e nem grandes fracassos. Na verdade não há muito o que dizer... é uma boa opção caso sua namorada queira ver um filme romântico e você está à beira de um colapso nervoso por causa da Julia Roberts.

E é bom falar: O 2 é uma porcaria e o Banzé é um merda.

Nota: 7


A Bela e a Fera (Beauty and the Beast)

Os três melhores personagens... aliás, o filme só tem graça até a hora em que todos estão transformados, quando eles voltam a ser pessoas é estranho.

A história todos sabemos, mas o que eu sempre gostei nesse filme são as músicas... tem várias músicas... nem sei qual a mais legal, mas a cena mais foda é a dança final (não a mais engraçada, só para exclarecer)... e sim, eu sei que ficou meio gay isso.

Nota: 8


101 Dálmatas (101 Dalmatians)

Filme foda: desenhar 101 cachorros (presumo que foram realmente 101, mas nunca contei) não é para qualquer um. E claro, sem falar em Cruella De Vil, tenho certeza que ela aparece nos pensadelos de muita gente nesses últimos 50 anos.

Nota: 8


Pinóquio (Pinocchio)

Sei lá porque gosto de Pinóquio, mas gosto... mas enfim, o destaque, de novo, são para os personagens secundários: o Grilo Falante, e para Fígaro e Cléo... e é isso... assistam porque eu gosto.

Nota: 9


Robin Hood

E VIVA O REI RICARDOO!!!!!!!!!!!!!

Filme foda, com personagens fodas, história foda e músicas fodas. Porra, todos os personagens secundários são incrivelmente legais, e os principais não perdem para eles! Definitivamente um dos melhores filmes que a Disney já fez.

Nota: 10


A Espada era a Lei (The Sword in the Stone)

Outro filme realmente foda, dessa vez não pela música ou pela história, mas pelos personagens. Merlin, Arquimedes, Madame Min, as esquilas, enfim, TODOS os personagens são realmente incríveis e tudo mais, mas o personagem que tem a melhor cena no filme todo (e acredite, há MUITAS cenas boas) é o lobo acima. A cena em questão é como Chaves: por mais que você assista, continua dando risada... parece meio bobo falar isso (e é), mas é a mais pura verdade.

Nota: 10


Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (The Rescuers Down Under)

Filme legal, novamente com destaque para os personagens secundários: o lagarto acima (a Joana) e o albatroz Wilbur. Gosto do filme por causa dos personagens e de algumas cenas só... a história não é lá muito boa, mas e daí? Tem uma águia gigante no filme caralho!!!

Nota: 7


A Pequena Sereia (The Little Mermaid)

Antes de tudo: SÓ A VERSÃO ORIGINAL PRESTA. Sério, se você não assistiu a versão de 1989 você não assistiu A Pequena Sereia. Todos os dubladores das outras versões merecem morrer empalados... e os tradutores também.

Mas enfim, filme bom, mas que novamente fica por conta dos personagens secundários: Sebastião, Linguado, Sabidão e o cozinheiro do castelo (que se não me engano chama Loui). As músicas também são fodas pra caralho, lembro até hoje do rítmo e da letra delas, fica uma aí de presente:




Foda-se se você acha gay, é FODA PRA CARALHO.

Nota: 10


Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)

O que me irrita no Tim Burton não é ter o Jhonny Depp em todo filme, mas o Jhonny Depp ser o PROTAGONISTA em todos os filmes. PORRA, em ALICE no País das Maravilhas a protagonista é a ALICE CARALHO, NÃO A PORRA DO CHAPELEIRO LOUCO!!!! Isso sem falar na Helena Bonham Carter...

Não tenho o filme (aliás, daqui para frente, não tenho nenhum deles... mas 15 de 20 até que tá bom, né?), mas já assisti algumas vezes. Lewis Caroll é foda e dos filmes/séries/caralho a quatro que já vi baseados em sua obra, o da Disney é o melhor, sem dúvida alguma.

Nota: 9


Bambi

Não sei quando foi a última vez que assisti Bambi, mas passa fácil de 7 anos, então não poderei dizer com muita certeza a minha opinião sobre o filme... mas quem se importa? O blog é meu mesmo.

Das poucas coisas que lembro do filme, a única relevante aqui é que a história era foda. E como eu adoro ser do contra e estou pouco me fodendo para futebol, considerarei Bambi como filme fodão.

Nota: 9


Bernardo e Bianca (The Rescuers)

Se lembro pouco de Bambi, Barnardo e Bianca é um mero borrão em minha mente... de fato, nem sequer lembro de ter assistido o filme inteiro, mas como a primeira parte costuma ser melhor que a primeira, serei justo... acho.

Nota: 8


Aladdin


Adoro esses momentos em que uma imagem diz tudo sobre um assunto...

Aladdin provavelmente tem os melhores personagens secundários: os 5 são bem desenvolvidos e fazem o filme acontecer (é... até eu reconheço que ficou meio "estranha" essa frase). O Gênio, Iago, Abu, o Tapete, o Sultão e o Rajah. E tem o mercador que canta a música do filme:



Nota: 9


Fantasia

Fantasia é... estranho... e genial... sem falar numa que pode ser a melhor trilha sonória de um filme até hoje. Não há muito o que falar sobre o filme, mas se você quer conhecer sobre a obra e o universo Disney, é por onde você deve começar.

Nota: 9


Minha conclusão

Cambaaaaaaaaaaaaaddaaaaaaa, post atrasado pra caralho... nem lembro a última vez que postei numa segunda feira... de qualquer jeito, pretendo não atrasar no post que vem... torçam.

Bem, eis os Clássicos da Disney. Como eu disse lá em cima, há mais filmes com a mesma classificação atualmente, mas esta é a lista original. Sim, eu sei que falta coisas como Branca de Neve e os Sete Anões, Pocahontas e o Rei Leão, mas aí vocês tem que culpar a Disney (culpa do Eisner, aliás), não eu... ou me culpem também, vai ser legal xingar vocês nos comentários também.

A nota geral foi muito boa (mas acho que vocês já notaram isso): 8,5. Ficou claro (pelo menos para quem já assistiu os filmes), que meus favoritos são os mais engraçados, com mais personagens e cujos personagens principais não ficam totalmente apagados pelos coadjuvantes (sempre achei essa uma palavra feia). Talvez, quem sabe, eu pense na possibilidade de fazer um post com aquela lista dos 52 clássicos, mas não prometo nada (até porque tenho falhado miseravelmente nas minhas promessas em 2011). De um jeito ou de outro, assistam os filmes aí e pulem de alegria porque eu lhes apresentei (ou re-apresente, por que não?) essas obras primas da Disney.

E lembrem-se crianças: Phineas e Ferb é a única coisa que presta nos canais da Disney, então assista os filmes e esqueça aquele bando de vagabundos com bandas toscas e músicas torturantes.

See ya!
Related Posts with Thumbnails

0 comentários: Aquela ,Ein ,Ein!, Eu, blog ,opinião ,internet, 1 ,2 ,3 ,4 ,5 ,6 ,7 ,8 ,9 ,0 ,top ,x ,coisas ,vê ,isso ,links ,semana ,post , contos ,de ,duendes ,até ,quando ,acordes , aviso ,acorde ,vícios ,matinais ,porquês ,e ,afins ,vida

Postar um comentário