sábado, 30 de julho de 2011

Como fazer sua carreira de fotógrafo profissional

 Aaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeewwwwwwwwww cambaaaaaaaaaaadddddaaaaaaa!!!!!!

Sim, eu sei, outra semana sem post aqui no blog. Diferentemente da semana retrasada, não pude fazer o post, já que passei todo o final de semana longe de qualquer conexão de internet, e, acreditem, eu queria fazer o post (mesmo não tendo ideias para ele). Para por um fim na coisa toda e podermos seguir em frente, me desculpo mais uma vez pelo ocorrido e prometo que não acontecerá de novo (quantas vezes já prometi isso esse ano?).

Enfim, o post de hoje é mais um da série "Como", se é que posso chamar de série, já que é o segundo dos únicos 2 posts do tipo que jamais escrevi. O primeiro está aqui, e como digo nele, não sei se crio uma nova coluna ou se deixo como está, mas na falta de decisão, ficará do jeito que está.

Avisando desde já, algumas das fotos do post foram tiradas do próprio deviantART e estão com o link pros originais, deem uma olhada nelas! E não, este post não se refere à nenhum dos fotógrafos cujas fotos usei aqui (talvez à excessão da Susan, mas isso é outro assunto...), mas sem mais delongas, vamos ao post!

Simbora!!!


Como preparação básica, você deve ter uma câmera minimamente decente (e saber usá-la) e saber técnicas básicas da fotografia, ou seja, aquela coisa toda de contraste, iluminação, tratamento básico de imagem (que será MUITO importante na sua carreira) e coisas do tipo (mas não se assuste, tem tudo isso na internet).

Primeiro de tudo, você deve criar um Flickr OU um deviantART (criar perfil nos dois parece desespero) e postar lá fotos famosas de seus ídolos (não importa se você realmente conhece tais pessoas e nem suas obras, mas fale da iluminação, da técnica e da resoluçãp da imagem, isso fará com que as pessoas pensem que você realmente entende da coisa), ou seja, fotógrafos famosos e "influentes" no mundo todo.

Depois de postar as fotos de seus ídolos (considerando 3 ídolos, poste entre 5 e 7 fotos de cada), é hora de comeãr a colocar coisas suas. Comece com coisas fáceis: fotos de flores, do mar, do pôr do sol e de casais com as mãos dadas, usando apenas o modo "normal" da câmera, já que você é um purista e gosta de clássicos e que as pessoas pareçam reais nas fotos (ou seja, nada de edição aqui, incluindo filtros).

Agora que você já tem experiência como fotógrafo (não solte todas essas fotos de uma vez, poste-as de forma homeopática, demorando entre 2 e 3 meses para postar todas - coisa de 7 a 10 fotos - já que boas fotos demandam tempo e dedicação, e você gosta de tudo perfeiro), comece a testar edições de imagem, filtros, modos alternativos da câmera, novas técnicas de fotografia e coisas assim (chame de "experimentação", é mais chique). Calma é a chave aqui, então demore o dobro do que na sua fase purista (bons artistas tem fases, então você deve estar sempre procurando coisas novas, deve estar em contante mudança, já que você não fica preso ao passado).

Como você já tem conhecimento técnico e prático da coisa, é hora de se arriscar, ser ousado e tentar revolucionar a fotografia, ou seja, é hora de arranjar modelos que topem tirar a roupa (isso choca e intriga o público).

Diferentemente do que você pensa, isso não é difícil, principalmente nos dias de hoje, que tem garotas que fazem muito mais do que isso por muito menos. O que você tem que fazer é procurar em Tumblrs (além do próprio Flickr e deviantART) por garotas que moram perto de você e que tenham fotos tiradas delas mesmas e/ou fotos com muitos filtros. Entre em contato com ela, de preferência via e-mail (dá um ar mais profissional), dizendo que gostou muito das fotos dela (note o duplo sentido aqui), que é fotógrafo (mostre seu perfil com seus "trabalhos" para ela) e que gostaria de conversar com ela sobre um possível ensaio (deixe subentendido desde já que pagará por tal ensaio).

Não está muito distante disso (aliás, me impressionei com a facilidade de achar esse filme).

É hora de se encontrar com ela, então de forma nenhuma marque na sua casa ou na dela, dando preferência para um lugar "neutro", tipo um café, que seja movimentado (para você não parecer um estuprador, entende?). Olhe sempre na cara dela (ao menos quando ela estiver olhando) e pague a conta. Fale também do seu trabalho, da sua experiência, dos seus ídolos e do que pretende fazer nesse possível ensaio com ela, e agora sim diga diretamente que haverá cachê (pergunte o quanto ela cobra, mas para um primeiro ensaio - "coisa simples" - sugira 200, 300 reais no máximo, até porque você precisa vê-la em frente à câmera antes, para ver se ela é "a pessoa certa" para o trabalho). Se ela aceitar, marque um dia para o "teste preliminar" no seu estúdio (isso significa que você deve ter um estúdio: refletores, fundo branco e aquela mochiclas para câmera fotográfica. Se você tiver um Mac melhor ainda, pois Mac é para profissionais), agradeça-a e diga que está ansioso.

Chegou o dia do teste preliminar, então marque com alguns amigos fotógrafos (você já tem alguns graças ao seu perfil na internet) para ajudarem na decisão da modelo (diga para ela que há outras candidatas, isso ajuda no empenho da garota), mas deixe um ou dois amigos de fora, pois eles serão mais importantes mais para frente.

Enfim ela chegou no estúdio, então releve tudo: atraso, roupa, pressa e o perfume nauseante. Converse com ela em particular, diga que aqueles são amigos que também são fotógrafos e estão alí para ajudá-lo, a tranquilize, pois aquele é apenas um teste, que não é "pra valer" (isso obviamente ajuda no ensaio também) e o mais importante de tudo, deixe escapar que você está em ascenção e que se tudo der certo, aquele pode ser o começo da carreira dela.

Ensaio de teste: tire fotos (muitas fotos) com as poses que ela quiser, use filros, mexa no computador e faça pequenas reuniões com seus amigos. No fim do ensaio diga que ela foi muito boa, que ela tem boas chances de ser a escolhida para o ensaio e que entrará em contato. Deixe uma ou duas semanas passarem, ligue para ela e diga que precisam conversar, e marque no mesmo lugar do primeiro encontro. Lá, diga que ela foi escolhida, mas que precisa de tempo para preparar tudo antes de começar a trabalhar. Deixe mais alguns dias passarem, ligue para ela e diga que já marcou o dia de início do ensaio, para dalí uns 10 dias.

Faça um ensaio "comportado", quase "clássico", deixe que ela se expresse e se divirta: leve até uma semana fotografando diariamente, de manhã até à noite. Ao fim do ensaio, diga que irá ver as fotos e irá preparar tudo. Cerca de 15 dias depois, ligue para ela e marque no seu estúdio para que ela veja as fotos (pague-a assim que acabar de fotografar). Mostre-a o "ensaio completo" (algo como 12 a 24 fotos), prestando atenção nas coisas que ela gostou de fazer durante o ensaio, para colocar algumas das fotos que ela escolher no ensaio final. Diga também que, por ser uma quantidade maior de fotos do que você pensava, pague-a (se tiver verba) aproximadamente 50% a mais do que ja pagou pelo ensaio (isso sela a amizade e a confiança).

 Publique o ensaio no seu perfil e faça um trabalho de divulgação. Lembra daqueles amigos que você deixou de fora no teste? Combine com eles para que eles contatem a garota para novos ensaios, mas fale para eles pagarem menos que você pagou e para deixarem escapar que foi por indicação sua (através do seu perfil) que eles conheceram ela (por isso é importante que ela ainda não conhecesse esses caras). Diga também para eles falarem que infelizmente não conhecem você pessoalmente, só seu trabalho. Com ela fazendo outros ensaios, você é o responsável por ela ter uma carreira, mas nenhum é tão bom (e financeiramente generoso) quanto você.

Deixe que passe algum tempo sem que você fale com ela (6 meses é uma boa pedida), então ligue para ela propondo um novo trabalho, que pagará mais, mas como você está muito ocupado, marque direto no estúdio. Antes de prosseguir, vale dizer para você não ficar parado nesse meio tempo, afinal, tempo é dinheiro (e nesse caso é fama também), então invista em outros trabalhos, bem como nos seus equipamentos, é bom para a garota (e para críticos, amigos e para você mesmo) ver que você está progredindo.

Eis a hora da verdade: dizer que este trabalho é totalmente diferente do primeiro, que ela terá de ficar nua em frente à câmera (explique bem a coisa do chocar e intrigar o público). Diga também que está com medo de pedir tal ensaio à ela, já que ela é diferente de todas as outras garotas que tem po aí e que ela tem uma carreira para zelar: a dica é deixar aquela  ponta de "se isso der certo, e vai dar, sua carreira vai começar de verdade", e se você escolheu certo a garota (você sabe disso acompanhando o Tumblr/blog/flog/Twitter/etc. dela, vendo se ela faz propaganda do ensaio que fez com você e com seus amigos), ela topará fazer este ensaio.

Nesse ensaio (faça-o num local diferente, com novas poses, enfim, faça algo diferente do primeiro) a conversa e a postura são as mesmas de antes: fale que ficará tudo bem, deixe-a à vontade e olhe para a cara dela (eu sei que dessa vez será mais difícil, mas faça pela arte). O processo pós ensaio também é o mesmo, dando notícias esporádicas (seja por SMS seja via e-mail) e se você quiser comê-la (e provavelmente irá querer, afinal, você é fotógrafo...) elogie-a (além do normal) nos tais "relatórios" sobre o ensaio. A única dica é chamar pouca gente para ajudá-lo durante o ensaiom assim ela não fica com vergonha (porque afinal de contas, fotos de decote no espelho preenchendo o Tumblr dela são totalmente diferentes deste ensaio) e a atenção dela não é desviada de você. Em suma, é a mesma coisa que em qualquer outro ensaio, com as únicas diferenças que sua carreira vai dar um salto maior (afinal, agora você está em outro nível técnico e profissional) e que sua vida sexual ficará menos pior (o que ajuda na hora de falar com fotógrafos com mais tempo de profissão).

Se você entendeu, você está ficando velho.

Após isso é basicamente seguir os mesmos passos, mas com outras garotas (para que as que deram para você não fiquem com ciúmes, basta dizer que você é um profissional e que "modelos vem e vão", mas que nenhuma tem o talento e a fotogenicidade dela), sempre atualizando seu perfil com fotos ocasionais (é bom voltar ao estilo purista de vez em quando, afinal, você é um astro, mas não esqueceu suas origens) e fotos de seus ídolos (bem como fotos de novos ídolos, uma vez que há "muita gente talentosa por aí"). Chegará um ponto em que você será um fotógrafo experiente e respeitado, com um bom currículo e acima de tudo, será culto, intrigante, chocante e terá uma vida sexual decente (mas deixe bem claro que o que você faz é nu artístico e não pornografia barata), ou seja, chegará um ponto que as pessoas (e mulheres) disputarão para ter um trabalho seu ou posar para você.

E como última dica, invista no seu equipando, no estúdio (até mesmo mudando de estúdio), num site pessoal, abra uma galeria (ter uma galeria já mostra que você é foda, ter mais de uma e em estados e/ou países diferentes mostra que você é um exemplo para as próximas gerações) e delete seu perfil, afinal, você é bom demais para precisar da internet: sua obra fala por você.

Susan Coffey para terminar bem... entro numas contradições tão filhadaputamente incontestáveis às vezes...

See ya!
Related Posts with Thumbnails

0 comentários: Aquela ,Ein ,Ein!, Eu, blog ,opinião ,internet, 1 ,2 ,3 ,4 ,5 ,6 ,7 ,8 ,9 ,0 ,top ,x ,coisas ,vê ,isso ,links ,semana ,post , contos ,de ,duendes ,até ,quando ,acordes , aviso ,acorde ,vícios ,matinais ,porquês ,e ,afins ,vida

Postar um comentário