sexta-feira, 11 de abril de 2014

A despedida do Windows XP

AAAAAAAAAAAAAaaaeeeeeeeewwwwww cambaaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaa!!!!!!!

É até errado começar este post assim. Sim, eu sei, faz tempo... Como vocês estão?

Este post foi escrito pro Bacon também, mas a verdade é que eu já sabia que não ia dar certo, não ia ser publicado. Não tem nada a ver com o Bacon, mas é algo que eu precisava escrever. Por que não escrevi aqui, pra vocês? Não sei. Talvez por vergonha de ter ficado tanto tempo longe... e agora uso este blog como recurso reserva... vergonhoso. Não pensem, entretanto, que esqueci do blog e de vocês: Já tive ideias para vários posts e, de tempos em tempos, lembro que o fundo branco e roxo e o banner já estão batidos e precisam ser trocados... felizmente os peixes estão bem.

Não há porque enrolar mais, então fiquem com o post e uma pequena promessa de não deixar isto aqui de lado por mais tanto tempo... pelo menos eu não menti procêis.

Simbora!


Hoje é o primeiro dia sem oWindows XP. Sim, eu sei que ele continuará instalado e rodando em muitos computadores, mas tal qual tudo na vida indústria, esse é o fim oficial. Fiquei triste também quando a Sony anunciou o fim do PlayStation 2 e agora é a mesma coisa... esta é a minha despedida.

 E eu nem sei se isso aqui vai ser publicado =D (e não foi)

Não foi com o XP que aprendi a usar o computador, isso foi com o 95, e a usar a internet foi com o 98, mas foi só com o sucessor do 2000 e do ME que as coisas mudaram. Foi com ele que aprendi a fazer mais que colocar e tirar disquete e jogar no Fliperama... eu nem sei por quanto tempo ele foi parte da minha vida, mas foi muito tempo. E, talvez não coincidentemente, era ele que estava no meu computador favorito, mesmo que, no final, a tela estivesse permanentemente magenta rosa e a cascata de janelas travadas fosse uma constante.

É, creio, inerente ao ser humano lembrar do passado de um jeito melhor do que de fato foi, e bem, estamos aí né. Não posso deixar de me lembrar de alguns bons momentos ao ver os wallpapers: Usei o da ilha por muito tempo, Stonehenge e o das árvores com flores amarelas também; o dos peixes minha irmã usava; todos aqui em casa gostavam das tulipas. Era uma época um tanto inocente, já que cada um tinha uma conta de usuário e ninguém sabia porque o computador ficava mais lento... o primeiro wallpaper que foi só meu foi o do cachorro, era o meu favorito.

  Hoje também é o primeiro dia sem o Office 2003, e eu ainda salvo todos os arquivos do Word e o PowerPoint em modo de compatibilidade, só pra garantir... Meu deus, quantos trabalhos de escola... E horas e mais horas gastas rabiscando no Paint, coisa que eu também faço ainda, mas não é a mesma coisa... O Paint está bom demais pra isso. Nunca achei que diria essa frase.

Vocês podem ver tudo que o XP mudou, inovou e revolucionou por toda a internet: As coisas eram diferentes antes dele. E nesses quase 13 anos foi ele o melhor sistema para jogos, para desenvolvedores CHUPA LINUX... Lembram daquela história de "o Pentágono tá nas mãos do Bill Gates"? Toda grande fase de desenvolvimento tem sua ferramenta, e a da última década foi, dentre outras, o XP. E ninguém pode dizer que ele não cumpriu seu trabalho, fez muito mais que isso.

 Lembra como era a internet em 2001?

Meu PS2 não está bom. Trava, faz barulho, não roda vários jogos, e o que passa na minha mente é "se esse fosse o último console que funcionasse no mundo, não seria grande coisa". Claro, ainda é o maior videogame de todos os tempos, e ainda funciona, mas não como deveria, não "em toda sua glória". E sejamos realistas, você reclamava pra caralho da galera que ainda usava o Internet Explorer 6, mas pode ficar tranquilo, hoje é o primeiro dia sem ele também.

A verdade é que, tal qual o PS2, o Office 2003 e o IE6, chegou a hora do XP. Cara, para pra pensar que a gente já tá no PlayStation 4, Office 2013 e no IE 11. O XP foi há TRÊS Windows atrás. A gente sequer pensava em considerar o nome do troço um emoticon quando ele foi lançado, as torres gêmeas ainda estavam de pé e o jogo mais foda era Pinball. Bons tempos em que você podia roubar no Campo Minado.

Humilho cês tudo nissaê.

Esse é o tipo de coisa que quanto mais fala, mais tem pra falar. Histórias, jogos, bugs, programas, sons: Aposto o que vocês quiserem que todos vocês tem algo pra contar, mesmo que não faça absolutamente nenhum sentido se não para você. Mas já é hora de deixar tudo só na lembrança, porque pelo menos lá tudo isso vai parecer ainda mais incrível. Ok, o Vista foi uma bosta, mas né, não dá pra acertar todas. E diferentemente da própria Microsoft, eu não vou falar pra vocês comprarem o 8.1, eu sequer usei, mas me parece fresco demais pra dar certo... o Windows 7 tá aí, ele faz um bom trabalho, e, acho, nenhum de nós o teria aceitado se ele estivesse à altura do desafio.

Quando, junto do Hotmail, o MSN saiu do ar no ano passado, a gente daqui do Bacon se reuniu para uma última conversa, uma homenagem por tudo que fizemos lá e, pelo menos pra mim, foi também uma homenagem pelos vários anos de conversas, brincadeiras e amizades criadas através do programa. É nítido que a Microsoft está seguindo em frente, e por mais que não gostemos, temos de fazer o mesmo. Não porque os programas não funcionam mais, mas porque é assim que as coisas são.


 Não dá pra reunir todo mundo desses anos na frente do computador, e nem instalar o sistema só para vê-lo, então essa é minha homenagem. Sei que vamos nos encontrar mais vezes. Não vai ser a mesma coisa, é claro, mas as lembranças ainda estarão lá... é, no fim, em relacionamento como qualquer outro e, sejamos sinceros, a única pessoa que mais te viu sem roupa que seu computador é a sua mãe. A fila anda, e daqui pra frente só nos resta os encontros amigáveis mas ligeiramente estranhos. Acabou, mas foi muito bom enquanto durou.


Minha conclusão

Meu deus, quanto tempo não escrevo isso... Aliás, isto aqui não faz parte do post original, estou usando só pra dar uma informações a mais.

O post foi escrito dia 9, quarta-feira, primeiro dia sem o XP, Office 2003 e IE 6. Hoje é o terceiro dia, mas resolvi manter assim porque foi como escrevi originalmente e o sentimento é o mesmo, hoje ou há dois dias. É, não há muito o que falar... mais que um texto pro Bacon, este é um texto que eu quis escrever, quis que alguém lesse, e, afinal de conta, vocês, leitores imaginários, estão comigo há muito mais tempo que qualquer leitor do Bacon. Espero que aproveitem o troço, mesmo que aqui seja sua segunda casa.

De resto, tudo que posso realmente fazer é esperar que nos encontremos logo e terminar o post no bom e velho estilo clássico:

See ya!
Related Posts with Thumbnails

0 comentários: Aquela ,Ein ,Ein!, Eu, blog ,opinião ,internet, 1 ,2 ,3 ,4 ,5 ,6 ,7 ,8 ,9 ,0 ,top ,x ,coisas ,vê ,isso ,links ,semana ,post , contos ,de ,duendes ,até ,quando ,acordes , aviso ,acorde ,vícios ,matinais ,porquês ,e ,afins ,vida

Postar um comentário